Menu
RSS

Vila do Conde: "Third Kind", quando a politica e a ficção cientifica se fundem sem miserabilismos

  • Publicado em Critica

 

Uma crise dos nossos tempos e a ficção científica cruzam-se nesta obra do grego Yorgo Zois que tanto busca influências em Tarkovsky e o seu Stalker, como em Encontros Imediatos de 3ª grau de Steven Spielberg.

Mas no centro destes dois nomes invariáveis do cinema mundial, Zois encontra numa temática urgente no seu “core”, colocando três pessoas a regressarem ao Planeta Terra (há muito abandonado pelos terráqueos) devido à existência de um sinal que demonstra que ainda poderá haver uma réstia de vida.

Filmado no antigo aeroporto de Atenas, que serviu durante uns tempos como campo para os refugiados, Third Kind é dos melhor exemplos onde a magia da 7ª arte e o cinema político se cruzam sem necessidade de lições de moral ou de um miserabilismo manipulador. Acrescente-se a fotografia maravilhosa - a explorar o Cinemascope - e o trabalho sonoro, num filme político com capacidade de entretenimento e mistério.


Jorge Pereira

Curtas Vila do Conde: "Tiger", entre a magia e o drama profundo

  • Publicado em Critica

O surreal e o real misturam-se neste conto de uma família afetada pelo alcoolismo paterno, usando para isso apenas um episódio, o suficiente para ver como esse evento nos molda num desenvolvimento orgânico familiar, mas também em relacionamentos futuros.

A forma como Mikko Myllylahti encontra para aligeirar o tom pesado da temática foi introduzir na figura de um filho a forma de um tigre, inspirado na subcultura do Cosplay que vai nos acompanhar durante todo o filme.

Jogando bem com cenas interiores e exteriores e culminando num baile ao som apaixonado dos Future Islands, mais que um trabalho extremamente conseguido, o que Tiger oferece é um cineasta com grande maturidade - esta é a sua sexta curta metragem - para contrabalançar um tom de magia e alienação no meio de um drama profundo que lhe saiu da própria história pessoal.


Jorge Pereira

Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Matt Damon recusaram participar em "O Segredo de Brokeback Mountain"


Numa entrevista à Indiewire, o cineasta Gus Van Sant - que originalmente ia ser o realizador de O Segredo de Brokeback Mountain, antes de  Ang Lee  assumir o projeto - revelou que atores como Brad Pitt, Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Ryan Phillippe recusaram protagonizar o filme: "Ninguém queria", explicou Van Sant à publicação, acrescentando que na época procurou ter um elenco com grandes nomes, rmas que deveria ter escolhido atores "desconhecidos" e não estar tão "preocupado com quem eram os protagonistas".

Recorde-se que O Segredo de Brokeback Mountain acabou por ter Jake Gyllenhaal e Heath Ledger nos principais papéis e viria a conquistar três oscars, entre eles os de melhor argumento e realização.

Teaser trailer de "Homecoming", uma série protagonizada por Julia Roberts

A Amazon Prime Video divulgou na Comic-Con San Diego o primeiro teaser trailer de Homecoming, a nova série do criador de Mr. Robot, Sam Esmail.

Na série seguimos a atriz Julia Roberts como Heidi Bergman, uma assistente social que ajuda soldados a voltarem para a vida civil. Walter Cruz (Stephan James) é um desses soldados, ansioso para começar a próxima fase da sua vida. A supervisionar Heidi está Colin Belfast (Bobby Cannavale), um homem de negócios ambicioso cujas exigências maníacas apontam para motivos questionáveis.

Quatro anos mais tarde, Heidi começa uma nova vida, morando com a mãe (Sissy Spacek) e trabalhando como empregada de mesa numa cidade pequena. Quando um auditor do Departamento de Defesa (Shea Whigham) a aborda com perguntas sobre a razão porque deixou o antigo emprego, Heidi começa a perceber que há uma outra história por trás da história que ela conta a si mesma.

 

Homecoming estreia em 2 de novembro na Amazon.

Contactos

Quem Somos

Segue-nos